16 julho 2016

#1 {Primeiras Impressões} Dias de chuva

Título: Dias de Chuva
Autora: Carolina Mancini
Páginas: 324
Editora/Ano:  Estronho/ 2016
Gênero: Fantasia




   Olá leitores! A autora Carolina Mancini disponibilizou o prólogo e os dois primeiros capítulos do livro "Dias de Chuva" para fazer as primeiras impressões, foi apenas uma degustação desta história incrível e arrebatadora.


    Julia de apenas oito anos nasceu em uma família pobre, composta por sua mãe que trabalha arduamente para sustentar a família, um pai viciado em bebidas e jogos, além de um irmão que está sempre doente e uma irmã de dois anos que ainda não fala, todos vivem em uma casa de apenas dois cômodos na periferia de São Paulo em extrema miséria e pobreza.
    Quando o pai de Julia, Pedro, resolve apostar o único bem de valor da família em jogos, sua mãe frustrada e cansada desta vida vai atrás dele para impedi-lo, Júlia resolve então ir atrás dos dois e junto de sua mãe vai até uma casa  onde acontece os jogos, ao chegarem lá  já é tarde demais seu pai já perdeu e nem mesmo se dá ao trabalho de olhá-las ou falar com elas.


    Dias depois deste episódio um jovem misterioso aparece na porta da família com alimentos e os remédios que Leonardo precisava, sua mãe mesmo desconfiada do rapaz resolve aceitar por necessidade, Julia nesse momento acaba reconhecendo o rapaz, ele é o mesmo que estava na casa na noite em que seu pai perdeu o jogo e ele se chama Audrick.
   No outro dia Julia encontra com o rapaz no parque e ao agradece pela ajuda, Audrick entrega a ela uma pedra que mais parece um ovo.


   Os dias vão passando e Audrick se aproxima cada vez mais da família sempre trazendo comida, remédios, móveis novos e tudo que a família precisa, então a vida começa a melhorar para eles, onde antes só existia silêncio, tristeza e miséria se transforma, a família passa a conversar mais, a mãe já não trabalha tanto tendo assim tempo para cuidar dos filhos, Leonardo melhora seu estado de saúde a irmã que antes não falava nada começa a pronunciar as primeiras palavras, mas apesar desse clima de prosperidade Julia começa a desconfiar do seu salvador e então aplica um pequeno teste com Audrick e quando dá  resultado ela fica assustada e ao mesmo tempo fascinada, nesse clima de mistério os dois primeiros capítulos terminam deixam dúvidas no ar.


   Adorei a escrita da autora, é rica, cativante e cheia de detalhes, ela descreve de maneira incrível as cenas e as ações dos personagens, só em ler o prólogo e os dois primeiros capítulos a história já me prendeu e fiquei louca de vontade de ler o livro todo.

  Gostei também de como a autora mostra a verdadeira face da pobreza de como é difícil, em como a família passa necessidades, as condições precárias em que  vivem, ela acaba descrevendo  a realidade de muitas famílias, em como os vícios destroem famílias, nos dando uma visão detalhada de como é a vida na pobreza e ao mesmo tempo sensibilizando o leitor.

    Os personagens são apaixonantes não tem como não se encantar por Audrick ou não se emocionar com a mãe de Julia em como ela é guerreira e forte, adorei como a escritora criou uma personagem ao mesmo tempo criança e tão adulta onde Julia apesar de só ter 8 anos (pelo menos nesses dois primeiros capítulos já que a capa e uma passagem do livro aparenta que ela irá crescer no decorrer da narrativa) é muito madura, segura, inteligente e independente.
   Durante a leitura tive que parar em alguns momentos para absorver os acontecimentos e lembrar que o livro está sendo narrado por uma garotinha de 8 anos e não por uma mulher adulta.
  Eu realmente devorei essa primeira parte do livro pois a leitura é muito gostosa e cativante, estou louca para saber o que irá acontecer com Julia e sua família e também saber quem é Audrick afinal, EU QUERO muito ler o livro todo :/ 
   Se fosse para descrever o que li em apenas uma palavra eu diria que é SURPREENDENTE.


Espero que tenham gostado.
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário